Um Líder Melhor Começa com uma Pessoa Melhor

Frequentemente, ser um melhor líder implica em ser uma pessoa melhor. Por exemplo:

  1. Quando funcionários falarem, ouça: seja aberto e dê atenção. Não interrompa ou critique de cara ideias. Supere o impulso de ignorar suas reclamações. Ouça-os, examine suas sugestões e responda com a sua opinião.
  2. Reconheça boa performance: crie um modesto plano de reconhecimento; não precisa de bônus. Tenha uma placa tipo “Melhor funcionário do mês”, reserve um lugar especial no estacionamento ou faça um almoço para honrá-lo.
  3. Dê crédito a quem merece: se alguém deu uma boa ideia, atribua-a a essa pessoa, mesmo que você a tenha modificado antes de colocá-la em prática. As pessoas se sentirão valorizadas e as encorajará a ter mais ideias.
  4. Sempre peça sugestões: além de pessoas gostarem de ser ouvidas, seus funcionários conhecem aspectos do seu negócio que você com certeza não lembra mais. Você nunca sabe de onde uma boa ideia pode vir.
  5. Procure por qualidades ao invés de problemas: quando você der um feedback, comece com os pontos positivos e passe os negativos de uma maneira construtiva.
  6. Não seja misterioso sobre seu negócio: seus funcionários também estão apostando em seu negócio. Agende reuniões mensais ou bimestrais pra falar sobre como anda o negócio e manter todo mundo a par. Quando alcançar um grande sucesso (como um grande cliente novo), celebre-o no grupo, nem que seja com uma pizza.
  7. Seja sincero quando as coisas não estiverem tão bem: passe as notícias sempre mostrando o novo caminho a se tomar. Causar pânico é inútil.

Muitas vezes as ações mais simples são as mais eficientes. Mostrando respeito, você ganha respeito.

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