O que é Coaching?

Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é um cocktail, um mix de recursos e técnicas.

É um processo que produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas. Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades.

O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees).

O professor sabe algo que o aluno não sabe. – O coaching é exatamente o contrário. O cliente é o especialista e é o cliente quem tem as respostas, e não o coach.

O Coach fornece suporte e feedback contínuo para o coachee desenhar um plano de ação eficiente em direção a uma meta específica ou um novo comportamento desejado.

O objetivo de qualquer processo de coaching é identificar um estado atual – ponto “A” – e chegar até o estado desejado – ponto “B” – para isso o coachee tem que despertar o melhor de si mesmo, esse processo pode envolver:

  1. Desenvolvimento de novas habilidades e competências
  2. Auto-conhecimento
  3. Alinhamento de valores
  4. Estruturação de metas ou objetivos inteligentes
  5. Desafio e feedback constante
  6. Total comprometimento entre coach e coachee

O processo de Coaching é caracterizado por encontros pessoais ou outros meios semanais, quinzenais ou mensais entre coach (profissional) e coachee (cliente) e têm duração variável em média de 1 hora até 2 horas. Isso não é uma regra, mas é comum.

Na relação com o cliente, o coach estimula a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal; desafiá-lo a “sonhar acordado”, a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora e estabelecer metas a serem cumpridas.

Uma pessoa deve buscar um coach quando:

  • Desejar sair da estagnação em direção a uma vida mais próspera, mais equilibrada e bem sucedida.
  • Desejar abandonar vícios e compulsões como, por exemplo: fumar, beber e outros…
  • Desejar traçar uma estratégia eficiente para ganhar mais dinheiro.
  • Desejar obter mais realizações pessoais e profissionais.
  • Desejar mudar de carreira ou conquistar uma posição mais elevada.
  • Desejar superar alguns limites e bloqueios pessoais.
  • Desejar sair de situações de crise ou adversidade.

Quando começar?

Você pode começar hoje mesmo se habilitando para fazer uma sessão gratuita conosco. Preencha o formulário que se encontra no site e se inscreva já para a sua primeira sessão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *